Melo assina carta-compromisso com empresários do 4º Distrito
- manuelaskuhn
- 25 de out. de 2024
- 2 min de leitura

O candidato à reeleição, Sebastião Melo, recebeu na manhã desta sexta-feira (25) representantes da associação dos empresários do 4º Distrito. Liderado pelo presidente, Arlei Romeiro, o grupo entregou ao prefeito uma carta-compromisso com o objetivo de reestruturar as empresas afetadas pelo desastre climático de maio. As ações são consideradas prioritárias para a recuperação econômica e social da região, reconstrução dos locais atingidos e manutenção dos empregos dos trabalhadores.
“Assino o documento com muita responsabilidade. O sistema de proteção contra cheias foi concebido e executado pelo governo federal conforme previsto na constituição e mostrou erros na concepção e execução. Mas, independentemente do resultado das eleições, sou prefeito da cidade até o final do ano e nós já estamos agindo. As obras emergenciais nos diques, comportas e casas de bombas foram iniciadas. Também viabilizamos a contratação de estudo técnico para obras futuras. Estamos ao lado da população, e juntos vamos reconstruir a nossa Porto Alegre”, garantiu Melo.
O presidente da associação reforçou a intenção de trabalhar em parceria com a prefeitura na busca de soluções e melhorias principalmente em relação a segurança, limpeza e iluminação do 4º Distrito. “São demandas que precisam ser atendidas com prioridade. Estamos junto à prefeitura, queremos acompanhar de perto as ações executadas, além de participar e auxiliar na tomada de decisões para levar tranquilidade aos empresários e empresárias”, afirmou Romeiro.
Plano de recuperação da cidade – O Plano de Reconstrução de Porto Alegre prevê mais de R$ 800 milhões em investimentos nos diferentes eixos. No âmbito de proteção de cheias, o conjunto de obras emergenciais inclui mais de R$ 500 milhões em intervenções para fortalecer o sistema anticheia, com obras em diques, comportas, casa de bombas e Muro da Mauá.
As obras de recomposição em dois diques (Sarandi e Fiergs) e a obra da comporta 14, com serviço de estaqueamento iniciaram. Também estão em execução as melhorias nas Ebaps 17 e 18, no Centro Histórico. Elas passam por reforço estrutural no prédio e, futuramente, receberão novos painéis elétricos elevados e geradores próprios. Também serão feitas intervenções do tipo nas outras 16 casas de bombas que apresentaram problemas em maio.
Em conjunto com empresa já contratada, serão desenvolvidos novos projetos para as comportas que integram o sistema de proteção contra cheias do município e todos os portões serão revisitados. Além disso, o Dmae fará o fechamento definitivo de até oito portões com estrutura de concreto armado.
Texto: Equipe Melo
Comments